Infraestrutura

Infraestrutura Departamento de Economia Rural

Áreas Acadêmica e Administrativa
Dois edifícios de dois pavimentos compõem a sede própria do DER, perfazendo cerca de 3.000 metros quadrados de área útil.
O prédio principal tem 1.953 metros quadrados de área construída. Em seu andar térreo, funcionam as dependências da chefia/secretaria administrativa, uma sala de reuniões, um laboratório de informática, as salas da biblioteca setorial (recentemente remodeladas), um auditório com capacidade para acomodar 224 pessoas assentadas, um almoxarifado, dois sanitários e uma cantina. No andar superior, estão instaladas 11 salas de aula, em cinco das quais foram instalados data-shows permanentes, uma sala para seminários dotada de sistema de ‘quadro inteligente’ e capacidade para 60 pessoas sentadas, outra sala de aula de menor tamanho também com ‘quadro inteligente’ e três gabinetes de estudo para os estudantes de pós-graduação.
No segundo prédio, denominado Anexo ao DER, com uma área de 1.019 metros quadrados, existem, no andar superior, 36 gabinetes individuais para professores, dois sanitários e uma cantina. No térreo, estão instaladas as dependências da secretaria executiva, uma sala para a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação, mais um laboratório de informática, quatro gabinetes para técnicos, uma sala de reuniões, uma sala para a Coordenação dos Cursos de Graduação, uma sala para a Coordenação do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, um gabinete de professor, dois sanitários e uma sala para o arquivo permanente.

Biblioteca Setorial
A biblioteca setorial “Prof. Fernando Rocha” representa os esforços do seu corpo docente em dotar os programas de pós-graduação com uma biblioteca especializada e atualizada, com recursos do PROF/Capes, da Fapemig e outros convênios.
Abrangendo as áreas de Administração, Antropologia, Ciência Política, Comercialização, Comércio Internacional, Comunicação, Cooperativismo/ Associativismo, Economia Rural, Extensão Rural, Filosofia, História, Macroeconomia, Matemática, Estatística, Microeconomia e Sociologia, a Biblioteca do DER dispõe de um acervo de 7.917 livros, 2.022 teses, 9.805 periódicos, 2.658 publicações de instituições, 548 trabalhos publicados, 327 censos ou anuários, 126 obras de referência, 123 vídeos, 90 disquetes e 137 CDs, totalizando 23.757 títulos. A pesquisa por referências é informatizada, podendo ser realizada por meio de computadores instalados na biblioteca, recentemente ampliada para poder dar espaço ao acervo que aumenta ano a ano graças ao apoio da Fapemig e aos programas do DER.
A biblioteca está sendo interligada à rede interna de computadores do Departamento de Economia Rural para permitir pesquisas bibliográficas a partir de terminais e da internet. A biblioteca está instalada no prédio principal do edifício-sede do DER e ocupa uma área de, aproximadamente, 147 metros quadrados.

Laboratórios de Informática
Os recursos de informática são bons e têm sido constantemente atualizados. O Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa conta, hoje, com moderna infraestrutura de informática, hardwares e softwares à disposição de todo o corpo docente, discente e administrativo.
Atualmente, cada professor dispõe de um computador instalado no gabinete, interligado à rede de computador da UFV, UFV-NET, com acesso direto à INTERNET e a outros serviços importantes como o Banco de Dados da Fundação Getúlio Vargas (projeto ARIES), a Conjuntura Econômica e Banco de Dados do IBGE, o Banco de Dados das FNP on-line e o portal de periódicos da Capes. Cada professor dispõe ainda de uma impressora e de um ramal telefônico.
O Departamento de Economia Rural tem à disposição três modernos laboratórios de informática com 58 computadores, todos interligados à UFV-NET, que permitem acesso à INTERNET e a todos os serviços oferecidos pela UFV-NET. Entre esses serviços, destacam-se o acesso ao acervo bibliográfico da UFV, acesso aos mais sofisticados e importantes softwares de estatística, planilhas eletrônicas, editores de textos e serviços de consultas eletrônicas.
O Departamento dispõe de um total de 130 computadores, sete notebooks, dois scanners coloridos e um monocromático e 48 impressoras. Outros equipamentos disponíveis para atividades de pesquisa e ensino são aparelhos televisores com videocassete e DVD (duas unidades), projetor de alta resolução multimídia (11 unidades), painel eletrônico (uma unidade), filmadora (1 unidade), Câmara fotográfica (1 unidade) e aparelho de videoconferência para transmissão de eventos (1 unidade). O DER dispõe ainda de 150 pontos de comunicação com a Rede Internet, com fibra ótica, e acesso à rede de internet via WI-FI (rede sem fio/Wireless) nos dois prédios.
No desenvolvimento de suas atividades, o Departamento de Economia Rural dispõe, também, de outras instalações e equipamentos de uso comum da UFV, tais como: salas de aulas (pavilhões), outros recursos de informática e a Biblioteca Central.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress