Informativo

Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “PRINCIPAIS IMPASSES DO PRONAF: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2012-2022”.

A aluna do curso de Agronegócio do Departamento de Economia Rural, da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), Camila dos Reis Salgado, defendeu, no dia 11/07/2023, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado como “PRINCIPAIS IMPASSES DO PRONAF: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2012-2022″.

A defesa ocorreu na sala 209 do Departamento de Economia Rural (DER), com a banca composta pela professora Fernanda Aparecida Silva (DER/UFV), orientadora do trabalho, professor Marcelo Dias Paes Ferreira (DER/UFV) e professor Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV).

RESUMO DO TRABALHO:

O trabalho tem como objetivo pontuar os principais desafios acesso aos recursos do PRONAF nos últimos 10 anos, abordando o impacto do programa em aspectos econômicos. A pesquisa busca respaldar os principais gargalos da aquisição do crédito por meio de pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, o trabalho reúne obras de diversos autores publicadas nos últimos 10 anos sobre o tema, traçando uma visão ampla das principais dificuldades de acesso ao crédito no Brasil. Ao decorrer da pesquisa, concluiu-se que as principais dificuldades de acesso a política de crédito estão ligadas a falta de informação/orientação que os produtores possuem a respeito do crédito e a burocracia. A falta de interesse dos bancos, ou mesmo a ausência desses agentes financeiros na região apresenta como outro gargalo de acesso ao PRONAF, assim como questões de inadimplência, exigências de garantias e fiadores, falta de assistência técnica tanto na hora da aquisição do crédito quanto na administração do recurso e dos projetos e por fim, o medo do endividamento.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress