Informativo

ESTUDANTE DO CURSO DE AGRONEGÓCIO APRESENTA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “UTILIZAÇÃO DO HEDGE COM CONTRATOS FUTUROS DA B3 PARA O BOI GORDO PRODUZIDO EM MATO GROSSO, BRASIL”.

O aluno do curso Agronegócio, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), Kaio Expedito Rodrigues Queiroz, defendeu, no dia 27/07/2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado como “UTILIZAÇÃO DO HEDGE COM CONTRATOS FUTUROS DA B3 PARA O BOI GORDO PRODUZIDO EM MATO GROSSO, BRASIL”.

A defesa ocorreu no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) com a banca composta pelo orientador do trabalho professor Janderson Damaceno dos Reis (DER/UFV), professor Leonardo Bornacki de Mattos (DER/UFV) e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA/DER/UFV) Aline Caroline Rodrigues.

RESUMO DO TRABALHO:

O Brasil ocupa posição estratégica na pecuária bovina, classificada como commodity agrícola, o preço do boi gordo apresenta riscos derivados dos mercados interno e externo, eventos ambientais, sanitários e econômicos. O estudo teve como objetivo mensurar a razão ótima de hedge e sua efetividade na mitigação dos riscos financeiros da pecuária no estado de Mato Grosso, Brasil. Para tanto, fez uso do método da mínima variância, para os preços à vista adotou as cotações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária e os preços futuros foram obtidos junto a Brasil, Bolsa e Balcão, o período analisado compreende 1º de novembro de 2016 e 31 de outubro de 2021. Os preços futuros foram superiores aos preços à vista, caracterizando assim um enfraquecimento de base, a variabilidade da diferença foi mais intensa nos anos 2017, 2020 e 2021, como consequência da operação Carne Fraca e da pandemia da COVID-19. Das quinze mensurações da razão ótima de hedge apenas três apresentaram significância estatística (teste t) na mitigação dos riscos, logo os contratos futuros tenderam para uma baixa eficiência na pecuária mato-grossense.

Da esquerda para a direita: Leonardo Bornacki de Mattos; Aline Caroline Rodrigues; Kaio Expedito Rodrigues Queiroz e Janderson Damaceno dos Reis.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress