Informativo

Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “IMPLICAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE MINAS GERAIS PARA O ACESSO A POLÍTICAS PÚBLICAS”.

A estudante de Agronegócio Ana Carolina Dias Pereira defendeu, no dia 23/03/2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “IMPLICAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE MINAS GERAIS PARA O ACESSO A POLÍTICAS PÚBLICAS”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Layon Carlos Cezar, professor no Departamento de Administração e Contabilidade, Maria Micheliana da Costa Silva, professora no Departamento de Economia Rural, e Luana Ferreira dos Santos, professora no Departamento de Administração e Contabilidade.

Resumo do Trabalho:
O objetivo deste trabalho é analisar características relacionadas ao acesso de
políticas públicas que influenciam no modelo organizacional adotado pelos agricultores familiares em Minas Gerais. Para atender a esse objetivo foi realizada uma pesquisa explicativa e o procedimento metodológico adotado foi quantitativo por meio do modelo de regressão logística com auxílio do software R Studio. Os principais resultados evidenciaram que o percentual de aquisição do PNAE aumenta 1% da chance de ter DAP Jurídica no município. Nota-se também que a política do PRONAF não possui ampla cobertura no estado, pois apenas 8,94% dos estabelecimentos solicitaram financiamento de crédito via esta política. Também foi demonstrado que em relação à assistência técnica, apenas 9,38% dos estabelecimentos receberam assistência via governo. Pode-se concluir que o método utilizado para mensurar a capacidade de predição do modelo é adequado, evidenciando que a articulação produtiva em tais organizações aumenta as chances de acesso dos agricultores familiares às principais políticas públicas de comercialização.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress