Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS RECEITAS LÍQUIDAS ASSOCIADAS A DOIS SISTEMAS DE PULVERIZAÇÃO PARA CULTIVO DE SOJA EM PIRAPORA-MG”.

O estudante de Agronegócio Giuliano César Campos de Araújo defendeu, no dia 5 de outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS RECEITAS LÍQUIDAS ASSOCIADAS A DOIS SISTEMAS DE PULVERIZAÇÃO PARA CULTIVO DE SOJA EM PIRAPORA-MG”.

A banca contou com a participação da orientadora do trabalho, Altair Dias de Moura, Professor no Departamento de Economia Rural, Aziz Galvão da Silva Júnior, Professor no Departamento de Economia Rural, e Cícero Augusto Silveira Braga, Doutorando no PPGEA UFV.

Resumo do Trabalho:

Este trabalho se trata de um estudo de caso e busca analisar as receitas líquidas associadas a duas técnicas de aplicação de defensivos agrícolas em uma fazenda localizada em Pirapora-MG: a aplicação terrestre via trator autopropelido e a aplicação aérea por avião. Para obtenção da receita líquida, foi realizada a subtração da receita obtida de cada pivô pelo custo operacional total, calculado segundo a metodologia de Custo Operacional do IEA-SP. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvida uma reflexão sobre quais fatores afetaram as diferenças obtidas no resultado econômico entre as práticas.