Informativo
Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A fruticultura brasileira no mercado externo: entraves e perspectivas”.
O estudante de Agronegócio Thalles Roberto Botelho Silva defendeu, no dia 29 de Outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A fruticultura brasileira no mercado externo: entraves e perspectivas”.
A banca contou com a participação da orientadora do trabalho, Lorena Vieira Costa, professora no Departamento de Economia Rural, Fernanda Aparecida Silva, Professora no Departamento de Economia Rural, e Andrezza Luiza Batista, Doutoranda do PPGEA UFV.
Resumo do Trabalho:
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores produtores de frutas no mundo, oferecendo uma diversificada contribuição devido às condições favoráveis para as culturas de clima temperado, tropical e subtropical. No entanto, apesar de se destacar na produção de frutas, a participação no mercado internacional ainda é pouco relevante, não ultrapassando 3% do que é produzido. Desta forma, este trabalho busca, através de uma revisão de literatura e coleta de dados secundários, analisar quais características fazem o Brasil ser competitivo na produção frutícola e pouco expressivo no comércio internacional. Os resultados mostram que, apesar da tendência de crescimento da maiorias das culturas produzidas, a abertura e conquista de novos mercados depende da adequação às normas e condições impostas pelos mercados compradores, no que diz respeito às técnicas e controle de produção, condições de apresentação da fruta nos pontos de venda, tendo em vista os padrões cada vez mais exigentes por parte dos consumidores que buscam uma alimentação mais saudável e de rastreabilidade confiável, além de gargalos de logística e acordos comerciais que prejudicam a competitividade de preço no mercado final.
Palavras-chave: Fruticultura Brasileira. Produção frutícola. Mercado externo. Barreiras fitossanitárias.