Estudante do curso de Agronegócio apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O PRONAF E A GERAÇÃO DE RENDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO GERALDO-MG”.
O estudante de Agronegócio Marco Antônio Moreira Lourenço defendeu, no dia 15 de Outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O PRONAF E A GERAÇÃO DE RENDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO GERALDO-MG”.
A banca contou com a participação da orientadora do trabalho, Gustavo Bastos Braga, professor no Departamento de Economia Rural, Roberto Max Protil, Professor no Departamento de Economia Rural, e Attawan Guerino Locatel Suela, Doutorando no PPGEA UFV.
Resumo do Trabalho:
Os programas de financiamento de crédito rural do governo são de grande importância para que a agricultura familiar no Brasil possa se desenvolver. Isso se dá uma vez que, estes não têm recursos suficientes para desenvolver e modernizar sua produção. Dessa forma, o PRONAF é uma opção, ele permite a obtenção de recursos para o financiamento da compra de máquinas e insumos mediante prazos e taxas de juros acessíveis aos produtores. Nesse contexto, visamos analisar se o PRONAF contribui para a geração de renda dos agricultores familiares de São Geraldo-MG. Dentre os entrevistados, 54% têm alguma linha de crédito relacionado ao Pronaf, destes, 27% possuem duas linhas de crédito ao mesmo tempo, que são o Pronaf custeio e Pronaf mais alimentos investimento. No distrito de Monte Celeste o Pronaf custeio é mais utilizado para compra de insumos para plantio das culturas como sementes, adubos, calcário e para a compra de alimento para os animais como ração, silagem, minerais. Já o Pronaf investimento geralmente é utilizado principalmente na compra de tratores, implementos agrícolas, ordenhadeiras, resfriadores, veículos utilitários entre outros. Com isso, conclui-se que o PRONAF é de grande importância para o aumento da renda dos agricultores.